quinta-feira, 31 de março de 2011

24 Maneiras de "esganar" a criatividade nas empresas.

Por Michael Michalko

  1. Nunca, jamais examine a si mesmo ou a maneira como você gerencia.
  2. Nunca contrate gente inteligente. Rejeite todos os candidatos que tenham amplos interesses intelectuais ou artísticos. Ao invés disso, procure candidatos que sejam bem apessoados e causem boa impressão. O candidato perfeito é aquele que se sentir mais confortável dentro do seu “caixa”.
  3. Seja lá o que você faça, faça-o repetitivamente, sempre e sempre. Nunca indague para onde vai o seu negócio, nem o seu mercado, nem a sua concorrência.
  4. Desencoraje todas as perguntas.
  5. Encoraje aquela postura mental corporativa que rotula as pessoas criativas como sendo todas “piradas”.
  6. Faça um monte de reuniões estruturadas. Mate as idéias no nascedouro, tão logo sejam apresentadas, com comentários como: “isso não vai funcionar”, “isso já foi tentado antes”, “se isso servisse para alguma coisa, alguém já o teria feito antes”, “vamos formar um comitê para dar uma olhada nisso”, “eu lhe darei o retorno”, “sim, mas...”, ou tente das umas olhadas tortas, ou fique em silêncio. Se alguma reunião conseguir produzir uma idéia que você não consiga matar, exija imediatamente a apresentação de documentação e estimativas de custo. Exija garantias prévias de que a idéia vai dar certo e faça com que todos saibam que suas carreiras estão na “linha de fogo”.
  7. Obrigue todos a trabalhar segundo o seu sistema. Nunca tolere qualquer sugestão que indique que o seu sistema esteja gerando algum problema.
  8. Elabore os seus planos e metas estratégicos da maneira mais vaga possível. Nunca deixe o pessoal saber quais são os seus “verdadeiros” planos. E nunca mude seus planos.
  9. Jamais dê incentivos ou recompensas significativas. Argumente que todos os lucros devem ser reinvestidos na empresa, para o bem da empresa.
  10. Nunca permita que as pessoas relaxem nas reuniões. Algo ocorre quando as pessoas despertam o seu lado lúdico - elas começam a inventar idéias. Mantenha a seriedade.
  11. Desencoraje todas as iniciativas. Diga às pessoas exatamente como devem fazer o trabalho delas. Se você contratou as pessoas certas, provavelmente você não terá gente que tome iniciativas.
  12. Mantenha a sua organização altamente centralizada.
  13. Não se torne acessível aos seus empregados. Mantenha a sua porta sempre fechada.  Use a linguagem corporal para mostrar  que você não deve ser perturbado.
  14. Mantenha a organização em fogo brando.estabeleça códigos de vestimentas e quadros organizacionais simétricos. Desencoraje qualquer coisa que possa empolgar os empregados sobre o trabalho deles.
  15. Promova às posições mais elevadas os seus empregados menos criativos, da maneira mais rápida que você conseguir. Faça com que eles se tornem altamente visíveis, dando-lhes carros da empresa, títulos, vagas de estacionamento, bônus especiais e outros troféus de “status”.
  16. Se alguém dá uma idéia, é porque esta é irrelevante. Se provarem que é relevante, diga que não vai funcionar. Se provarem que pode funcionar, diga que a idéia é perigosa. Se provarem que é segura, diga que é invendável. Se provarem que é uma idéia vendável, diga que você formará um comitê para estuda-la. Assegure-se de que não haja alguém realmente com poder no comitê. Desta maneira, não haverá ninguém com estofo para levar a idéia adiante.
  17. se alguém quiser tentar fazer alguma coisa nova, lembre à pessoa as falhas e fracassos em que ela incorreu no passado.
  18. Se você notar que alguém está preocupado um problema, diga-lhe para pensar sobre o assunto usando o tempo dele, não o seu.
  19. Nunca dê espaço para intuições, “sentimentos-nas-tripas” ou palpites.
  20. Se você não tiver outro jeito senão aceitar uma idéia criativa, não dê qualquer espécie de feedback ao seu criador.
  21. Envie montes de memorandos e cópias a todos sobre como optar pelo que é seguro. Quando você joga para não perder, você não tem que se preocupar em assumir riscos, em inovar ou enfrentar desafios.
  22. Participe de seminários que são projetados para mudas a maneira como você pensa. Depois, reúna os seus empregados e faça um estardalhaço sobre a necessidade de inovar, pensar criativamente e assumir riscos. Preconize abstratamente estas “concepções” e depois não mude coisa alguma na maneira como você gerencia ou recompensa as pessoas.
  23. Não compre ou leia livro algum sobre pensamento criativo. Se um empregado mencionar um livro um livro desses, saia de fininho o mais rápido possível, sem fazer qualquer comentário.
  24. Quando sua empresa já não estiver competitiva, assegure-se de que os seus empregados percebam que o colapso da companhia foi uma coisa que estava fora do seu controle. Culpe a recessão, a economia mundial, o governo, as práticas desleais dos fornecedores ou dos consumidores antiéticos.

Michael Michalko é autor de THINKERTOYS: Manual de Criatividade em Negócios (Cultura Editora, São Paulo, 1995.)

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