Para entender um pouco
como a crise afetou o Brasil, principalmente por causa da alta venda de
veículos em anos anteriores (que puxou a crise em cascata) transcrevo o JOGO DA
CERVEJA, apresentado no livro "A quinta disciplina" de Peter Senge, dinâmica que mostra a técnica usada para descrever como os problemas tem origem nos sistemas a nossa volta.
Ou melhor,
tenta descrever como compreender que as estruturas a nossa
volta determinam nosso comportamento, e este é que vai, de
fato, determinar nosso sucesso ou fracasso.
Em resumo o cenário é um
sistema que produz e expede bens - no caso cervejas. Há o varejista, o
atacadista e a cervejaria.
Neste jogo, o varejista
semanalmente encomenda 4 caixas da marca da cerveja X, até que determinado dia
as venda aumentam em função de uma estratégia de marketing bem feita (vídeo clip
de uma banda de música que citava a cerveja X, mas que não contemplava a
capacidade de produção e de entrega daquela cerveja, sendo que o varejista solicita
mais caixas, prevendo a demanda.
O atacadista faz o mesmo, mas a cervejaria não dá conta da demanda, pois, entre os pedidos e a cerveja entregue, é necessário algum tempo para compra de mais insumos, contratação de pessoal extra, etc.
Como as cervejas não
chegam no prazo solicitado, a "cadeia distribuidora" (varejista e
atacadista) solicita mais cervejas ainda, para cobrir estoques e consumo
estimados.
Quando as cervejas começam a ser entregues, a demanda retorna aos patamares habituais, e há o natural encalhe.
O administrador da
cervejaria descobre este fato quando o mal já estava feito, mas a "cadeia
distribuidora" descobrira o fato durante o aumento da demanda. Mas como
todos os personagens não se falavam (quando as coisas vão bem, não há nada a se
conversar, quando as coisas vão mal. [1]) essa informação crucial ficou perdida
no processo.
No caso da cervejaria, se
os atores conversassem entre sí poderiam chegar a conclusões em comum: a
demanda era sazonal, e pedir mais cervejas para fazer estoque era
contraproducente.
SENGE (1998, p. 73) resume
a situação simulada no jogo da cerveja assim:
1)
A estrutura influencia o comportamento
Pessoas diferentes na
mesma estrutura, agem igual [2]. Quando as coisas vão mal é fácil
encontrar em quem pôr a culpa (o varejista reclamava do
atacadista que não trazia os pedidos; o atacadista reclamava da cervejaria o
mesmo atraso; a cervejaria reclamava do atacadista que cancelou os pedidos
extras, ao entregar as cervejas solicitadas). Mas são os sistemas que causam
as crises, não as pessoas ou forças externas.
2)
A estrutura dos sistemas humanos é sutil
Nos seres humanos,
estruturas correspondem ao modo de tomar decisões, que se traduzem em ações,
frutos de percepções, metas, regras e normas de trabalho.
3)
A alavancagem (solução) vem de novas formas de pensar
No trabalho as pessoas se concentram em suas decisões, ignorando as consequências nas pessoas a volta. No jogo da cerveja, os atores não percebem que criam a instabilidade ao não se comunicar com os parceiros do negócio cervejeiro, e ao tomar as decisões que afetem a vida dos colegas. A famosa regra de ouro: eu só posso crescer se o colega ao lado crescer também foi esquecida.
No trabalho as pessoas se concentram em suas decisões, ignorando as consequências nas pessoas a volta. No jogo da cerveja, os atores não percebem que criam a instabilidade ao não se comunicar com os parceiros do negócio cervejeiro, e ao tomar as decisões que afetem a vida dos colegas. A famosa regra de ouro: eu só posso crescer se o colega ao lado crescer também foi esquecida.
Como SENGE (1998, pag. 98)
resume com sabedoria, "Não existem culpados, ninguém lá fora fez isso
ou aquilo à nós. Você e a causa de seus problemas fazem parte de um único
sistema. A cura está no relacionamento com seu 'inimigo'".
Só
se quebra esse círculo vicioso corrigindo o sistema que envolve os atores.
SENGE (1998p. 99) diz que
o "pensamento sistêmico" é uma disciplina para ver o todo. E dá dicas
de como criar um diagrama de uma situação para descobrir as forças que atuam
para o sucesso ou fracasso de um sistema.
Na Xerox do Brasil o diagrama do fluxo de trabalho da empresa mostra em cada etapa
tem de seguir o diagrama, sendo protocolada (assinada) por alguém, que dá a
etapa como concluída. Desta forma, se um problema surge se identifica onde
ocorreu, e com quem. Chegando na pessoa levanta-se o que houve e o que pode ser
feito para resolver o problema, para que não ocorra de novo.
Essa ação
- ter os procedimentos padronizados e solicitações acompanhadas de perto por um
"ouvidor" até serem dadas como finalizadas pelo solicitante, são o
melhor sinal que um "sistema de qualidade real" existe numa empresa.
Se a lâmpada queimou, solicita-se a troca, o responsável providencia e um
terceiro fiscaliza se tudo foi feito a contento no menor tempo possível.
Mas claro, existem situações que não são uma troca de lâmpadas - situações que envolvem pessoas. Ter mecanismos como o que citei para solucionar problemas com pessoas acaba sendo tão fundamental quanto resolver problemas materiais.
No exemplo do jogo da cerveja, os atores devem cultivar o hábito de se comunicar, independente do quão atarefados se encontrem. Isso faria com que todos "não fizessem nada" frente ao aumento de vendas: o varejista não solicitaria mais cerveja do que o atacadista pode entregar; o atacadista faria o mesmo em relação ao cervejeiro; todos perceberiam que a demanda extra é sazonal, e se contentariam com o lucro habitual, ou fariam estoques menores, dentro da capacidade de produção e entrega possíveis.
Enfim, o jogo da cerveja é
o primeiro passo para compreender como as coisas se articulam em sistemas e
como se deve lidar com eles para solucionar questões. Até porque não há como
ser vitorioso num sistema falho, e que, como tudo, deve ser aperfeiçoado com o
tempo.
...
Notas
[1] Já dizia a lei de Murphy que quando as coisas vão mal, fique descansado, pois todos os problemas estão a vista; quando as coisas vão bem, preocupe-se, pois os problemas estão bem escondidos. Esse "pensamento às avessas" tem uma coerência enorme com a realidade dos fatos, se formos pensar bem.
Notas
[1] Já dizia a lei de Murphy que quando as coisas vão mal, fique descansado, pois todos os problemas estão a vista; quando as coisas vão bem, preocupe-se, pois os problemas estão bem escondidos. Esse "pensamento às avessas" tem uma coerência enorme com a realidade dos fatos, se formos pensar bem.
[2] A política é o melhor exemplo disso.
Referências:
Peter Senge, "A quinta disciplina". Ed. Best Seller / Círculo do livre, 1998, São Paulo, SP
Peter Senge, "A quinta disciplina". Ed. Best Seller / Círculo do livre, 1998, São Paulo, SP
Um resumo disponível na
internet:
http://www.malkesconsultoria.com.br/ilustracoes/quintasenge.pdf
http://www.malkesconsultoria.com.br/ilustracoes/quintasenge.pdf
Texto adaptado e originalmente
publicado no website http://www.grupos.com.br/blog/proepro/permalink/37563.html
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