quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Departamento de Conteúdo Criativo

Por Jaime Gil Bernardes

Recentemente assisti a um DVD onde, entre vários outros grandes nomes da administração, tinha uma entrevista com Lyn Heward, a CEO do Cirque Du Soleil.
Ela contava sobre como o Cirque Du Soleil é administrado e o que me chamou a atenção é que lá existe um Departamento de Conteúdo Criativo, onde a criatividade é trabalhada como elemento estratégico.
Isso é muito interessante, pois as empresas até querem que as pessoas sejam criativas, mas não dão condições, ambiente e ferramentas para fomentar a criatividade. Vivemos num espectro organizacional onde o lucro de curto prazo fala mais alto e muitas vezes nem temos a capacidade de informar aos funcionários quais são os objetivos estratégicos. Se não informamos, não receberemos o feedback adequado. Se não temos este feedback, não sabemos o que realmente passa pela cabeça das pessoas, principalmente no que se refere a criatividade e a possibilidade de lucro no longo prazo.
A criação do Departamento de Conteúdo Criativo serve para ser um elo entre o que a empresa quer e o que os funcionários podem fazer. É um espaço onde a criatividade deve correr solta, com imersões, discussões, brainstormings, etc, numa constante usina de criatividade que se molda conforme as idéias vão sendo acrescentadas. Lembrando que uma idéia medíocre e até inviável pode se transformar numa grande idéia se for bem trabalhada, principalmente em equipe.
Mas quem deveria fazer parte deste Departamento de Conteúdo Criativo? Ora, todos os que agregam valor à empresa, ou seja, todos os funcionários. Temos a máxima que o marketing de uma organização é feito por todos, pois a cada momento, cada funcionário está direta ou indiretamente trabalhando o marketing da empresa, seja no tratamento do produto, na redução de seu preço, no contato direto com o cliente ou mesmo divulgando a sua empresa.
Na criatividade temos uma situação parecida, pois a cada momento, idéias fervilham na organização e são literalmente desperdiçadas, pois ficam somente na idéia. Assim como temos o departamento de marketing para reunir as estratégias d marketing, o Departamento de Conteúdo Criativo tem que estar presente para buscar as idéias e as inspirações.
Isso é um passo fundamental para a criação do ambiente criativo que, com certeza, trará a criação de valor para a organização.
            Lembrando que a criatividade que impulsiona a inovação (de produtos, de gestão, de mercado ou de processos internos) não é apenas criar, mas fazer com que esta criação tenha seu desenvolvimento e que gere valor comercial e traga resultado para a empresa.
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