As frases e os ensinamentos do mestre da gestão para chacoalhar empresas em tempos de crise e inovação.
Parte da matéria publicada na revista Época Negócios nº 46 de dezembro de 2010. (www.epocanegocios.com.br)
A de AÇÃO. Muitas vezes, as pessoas fazem grandes discursos e nada acontece depois. Palavras não ajudam a transformar a realidade. O que muda são ações que podem ser medidas, quantificadas. Faça apenas o que puder medir.
B de BONS PRODUTOS. Para uma empresa não existem problemas que bons produtos não resolvam. No caso dos automóveis, os que combinam paixão, estilo e desempenho sempre terão clientes. E eles pagarão pelo que querem.
C de CLIENTE e COMUNICAÇÃO. Uma empresa só se dará bem se estiver conectada com o que motiva o consumidor. Não adianta repetir a concorrência. Um dos maiores erros de um gestor é não saber se comunicar com clientes e funcionários. Se um colaborador não consegue entender o que se espera dele, não fará o que você espera dele.
D de DECISÃO. Uma vez que uma decisão foi tomada e fundamentada, ela deve ser implementada. Debates sobre alternativas de como atingir as metas devem ser abertos, mas objetivos e com calendário. Manter a unidade de comando é indispensável.
E de EXATIDÃO. Faça certo uma vez. Você pode não ter uma segunda chance para dar seu melhor tiro. Uma vez alcançada uma etapa rumo às metas, ela deve ser comunicada para manter a motivação da equipe de flexibilidade e futuro. Planos podem – e devem – ser revistos se o cenário mudar. Companhias de estrutura rígida e acomodada têm menos chances. Nunca deixe de pensar no futuro. Crises sempre terminam.
G de GESTÃO e GLOBALIZAÇÃO. Preste atenção à imagem, a marca, ao design, à publicidade, à qualidade do que produz, aos detalhes. Cada vez mais o crescimento virá de novas economias como as da China, índia, América Latina, Rússia, Oriente Médio e Sudeste Asiático. Extraia o melhor de cada cultura, respeite e integre.
H de HUMILDADE. A melhor maneira de consertar um problema é ter a franqueza de reconhecer que existe um e procurar resolvê-lo o quanto antes de imersão.
I de IMERSÃO. Para fazer o planejamento radical de uma empresa, nada melhor do que ouvir o que funcionários de diferentes níveis têm a dizer.
J de JOGO DE CENA. Um dos maiores problemas corporativos acontece quando as pessoas almejam funções de liderança, mas não querem ter problemas difíceis para resolver. Funções de comando exigem obstinação, responsabilidade e assumir posturas difíceis.
L de LÍDER e LUCRO. Um bom líder pode trazer resultados. Mas um grande líder pode escrever uma nova história. Mesmo em meio à adversidade, companhias são feitas para dar dinheiro. Ao menor sinal de perda de eficiência, mexa-se.
M de MOTIVAÇÃO. Uma das principais responsabilidades de um CEO é preparar futuros líderes para ter sucesso em cargos de alto nível. Os melhores planos são os que nascem dentro da empresa. Não tenha medo de sonhar alto ou de falhar, desde que tenha um bom plano nas mãos. Basta confiar nas pessoas e no planejamento.
N de NÚMEROS. Sempre quantifique suas metas. Planos qualitativos, baseados apenas em conceitos, raramente dão certo. É preciso estabelecer prioridades que as pessoas possam medir.
O de OUVIR. Escute as pessoas que trabalham com você com toda a atenção. É um subsídio fundamental para o diagnóstico de uma situação, para o planejamento, para a tomada de decisões.
P de PARCERIAS. Num acordo entre duas empresas, nunca uma delas deve impor sua cultura. Isso destrói valores.
Q de QUALIDADE. É fundamental que um dirigente seja hábil em finanças. Deve também manter-se atualizado sobre novas tecnologias e competente para analisar o mercado.
R de RECONSTRUÇÃO. Todo processo de reorganização deve ter prioridades e metas. 0 alicerce são orçamento e calendário, com objetivos determinados mercado
S de SIMPLES. Um gestor deve estabelecer um plano descomplicado que diagnostique claramente qual a situação da empresa e para onde ela está indo. 0 plano deve ser implementado em todos os níveis da empresa e as pessoas têm de sentir comprometimento do comando e da equipe da qual faz parte.
T de TIMES MULTIFUNCIONAIS. Colocar para trabalhar juntas pessoas com diferentes formações serve para mobilizar profissionais com diferentes visões do negócio. Deixar que se formem feudos é a rota certeira para o fracasso.
U de URGÊNCIA. Rapidez e eficiência são fundamentais para tomar decisões importantes. Principalmente em períodos de crise ou quando um negócio está perdendo dinheiro.
V de VISÃOe VIDA PESSOAL. Uma vez desenvolvida a visão, ela deve ser conhecida, compreendida e compartilhada por todos. Mesmo durante períodos intensos, com longas jornadas, encontre tempo para a família.Carlos Ghosh é o executivo brasileiro mais bem-sucedido no mundo. É CEO da Renault-Nissan, uma das cinco maiores montadoras de automóveis no mundo, que emprega 305.000 pessoas.
Parte da matéria publicada na revista Época Negócios nº 46 de dezembro de 2010. (www.epocanegocios.com.br)
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