Ranking The Thinkers 50, produzido pela consultoria Crainer Dearlove, elege as pessoas que mais conseguiram impactar os negócios com suas ideias
Época NEGÓCIOS Online
Clayton Christensen, professor de Harvard e expert em inovação, foi considerado o pensador mais influente
A mente mais influente do mundo dos negócios é Clayton Christensen, professor da Harvard Business School e um dos maiores experts em inovação. O pensador foi eleito pelo “The Thinkers 50”, ranking bianual realizado pela consultoria Crainer Dearlove. Ele é autor de diversos livros, entre eles “O dilema da inovação” (1997), título que lhe concedeu enorme notoriedade ao ser considerado o melhor do ano na área de negócios.
Para definir os vencedores, o ranking analisa fatores como originalidade das ideias, senso de negócios, agenda internacional, rigor de pesquisa e o impacto dessas ideias no mundo.
O vencedor de 2009 foi CK Prahalad, doutor pela Harvard Business School e professor de estratégia na Ross School of Business da Universidade de Michigan. Ele acreditava que as empresas não eram um conjunto de silos, mas ambientes dinâmicos de conhecimentos, técnicas e tecnologias sobre suas atividades. A análise está na obra “Competindo pelo futuro”, feita em parceria com o 15º colocado do ranking, Gary Hamel, professor de Estratégia e Gestão Internacional na London Business School. Prahlad morreu cerca de um ano depois de ganhar o prêmio, em 16 de abril de 2010.
Na segunda posição estão W. Chan Kim & Renée Mauborgne, professores de estratégia e gestão do INSEAD - The Business School for the World e autores do bestseller “Estratégia do oceano azul. Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante”. Eles discorrem que não existem empresas excelentes para todo o sempre, da mesma maneira que não há setores excelentes o tempo todo. E acrescentam que para melhorar a consistência do nosso sucesso, precisamos estudar nossas ações de maneira sistemática.
O terceiro lugar foi para Vijay Govindarajan, professor de Negócios Internacionais da Tuck School of Business. Ele publicou nove livros, incluindo o bestseller “10 regrar para inovações estratégicas” e “O outro lado da inovação”. O pensador acredita que inovar é quebrar a rotina e lidar com o imprevisível. Logo, há uma oposição entre o que as companhias fazem para ganhar escala e o que precisam fazer para inovar. Para superar esse impasse, é preciso reconhecer a tensão inerente entre as equipes operacionais e os times de criação, e que o trabalho em conjunto trará conflitos. É preciso se preparar para gerenciá-los. No ranking completo, você confere algumas das matérias produzidas por Época NEGÓCIOS com entrevistas e ideias dos pensadores.
O terceiro lugar foi para Vijay Govindarajan, professor de Negócios Internacionais da Tuck School of Business. Ele publicou nove livros, incluindo o bestseller “10 regrar para inovações estratégicas” e “O outro lado da inovação”. O pensador acredita que inovar é quebrar a rotina e lidar com o imprevisível. Logo, há uma oposição entre o que as companhias fazem para ganhar escala e o que precisam fazer para inovar. Para superar esse impasse, é preciso reconhecer a tensão inerente entre as equipes operacionais e os times de criação, e que o trabalho em conjunto trará conflitos. É preciso se preparar para gerenciá-los. No ranking completo, você confere algumas das matérias produzidas por Época NEGÓCIOS com entrevistas e ideias dos pensadores.
Os 50 pensadores mais influentes de 2011 | |
Colocação | Nome |
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20 | Richard Rumelt |
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23 | David Ulrich |
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36 | Kjell Nordström & Jonas Ridderstråle |
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40 | Vineet Nayar |
41 | Rakesh Khurana |
42 | Fons Trompenaars |
43 | Ken Robinson |
44 | |
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46 | |
47 | |
48 | Sheena Iyengar |
49 | Umair Haque |
50 | Subir Chowdhury |
Fonte: The Thinkers 50 |
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