quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Leia Bons Livros de Administração de Empresas


Por Jaime Gil Bernardes
           
            Provoque a criatividade. Tenha idéias. Discuta o assunto. Mas você só conseguirá isso se ler bons livros e de tal maneira que possa realmente extrair a essência de seu conteúdo, proporcionando o entendimento da complexidade do proposto pelo autor.
            Existe um axioma que nos propõe que tenhamos realmente que nos interessar na simplicidade por trás do entendimento da complexidade em detrimento da simplicidade aparente da complexidade. Isso nos sugere a existência de três estágios do conhecimento: o primeiro é a simplicidade nascida da ignorância sobre o assunto, como quando alguém diz que algo é fácil mas não tem idéia real sobre o assunto; o segundo é a complexidade resultante do entendimento, onde percebemos que o assunto é muito mais complexo que na nossa percepção inicial; e o terceiro é a simplicidade gerada pelo profundo conhecimento, onde alcançamos o real entendimento do assunto.e podemos efetivamente nos manifestar, emitir opiniões e provocar nossa criatividade.
            Mas, se tratando de administração de empresas, este profundo conhecimento só nos pode ser alicerçado com muita leitura, muita discussão de caso, muito estudo. Neste aspecto os livros são ferramentas de extrema importância para a construção do espírito crítico.            
Leia livros de administração com uma caneta na mão, fazendo comentários, sublinhando partes interessantes. Existem livros de administração que explicam muito para concluir pouco. Portanto é necessário selecionar o que realmente interessa para passar este conhecimento para a organização.
            Leia os autores originais. Não leia a interpretação que outro autor teve sobre um determinado assunto. Fuja dos livros universitários e dos resumos. Tenha sua própria interpretação.

Ler todos os livros de administração não faz as pessoas administrarem melhor

Não basta ler. Tem que entender. É a diferença entre ver e enxergar.
Muitos lêem livros de administração mas não conseguem perceber o que realmente o autor quer dizer. Quem tem olhos voltados para um ponto específico da organização, normalmente interpreta o que está lendo de uma maneira sintética, ou seja, voltada especificamente para o seu setor.
Para ler um livro de administração, o leitor tem que ter senso crítico para perceber o que realmente é certo e o que é errado. O que realmente é algo novo e o que é redundância. Este livro que você está lendo. È uma redundância, pois não estou dizendo nada novo, apenas estou colocando assuntos bastante batidos de uma maneira mais amena, de tal forma que o leitor possa ter uma nova interpretação a respeito de certos assuntos. Mas é a minha interpretação. Se o leitor quiser conhecer realmente conhecer o assunto, tem que ir ler os autores originais.
Este é um problema de nossas faculdades de administração: a gama de literatura administrativa é muito grande e obriga os professores a indicar livros que contenham resumos (e interpretações particulares) de certos temas. Isso provoca que o aluno não está realmente lendo o autor e sim um analista, perdendo a essência do tema.
Por outro lado, ler um livro não significa que o assunto está aprendido e compreendido. A teoria fica num lugar muito distante da prática. Além do fato que muitos temas administrativos foram formulados apenas para serem teoria, ou pelo menos são teorias que levarão muitos anos para serem colocados efetivamente em prática.
            Não leia livros que comecem com a palavra “como”. Como ganhar dinheiro em 10 lições, Como aprender windows em 5 dias sem sair de casa, Como revolucionar a sua empresa em dez dias, Como ter sucesso, Como vender tudo para todo mundo, Como agradar a todos, etc. Milagres não existem. Receitas de bolo não funcionam em administração. Normalmente estes livros tem muito pouco a acrescentar e se utilizam de um argumento de marketing para derem lidos.
Portando, devemos ter cuidados ao ler livros que contenham uma base teórica muito pesada e com livros que não contenham base teórica nenhuma. Mas o que ler? Fale com seu professor preferido, com seu coach, com seus colegas mais espertos. Eles com certeza já leram bons livros e terão boas indicações a lhe fazer.
Mas também não leia um livro revolucionário e saia pregando e executando tudo o que ele diz. Espere o mercado falar sobre o assunto, assista palestras a respeito do tema, tenha sua própria opinião a respeito do assunto. Depois discuta o tema na sua empresa, veja se o assunto se enquadra no planejamento estratégico e só depois comece a executar. Pode ser que demore um pouco, mas é mais garantido.
Lembre-se da busca da simplicidade por trás da complexidade.

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