sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Gary Hamel: adaptar e inovar são os pilares dos modelos de gestão das empresas líderes

Hamel revela na Expomanagement 2010 os conceitos revolucionários que transformaram as estratégias das empresas e as práticas de gestão em todo o mundo

Por Fábio Bandeira de Mello, http://www.administradores.com.br/

Eleito recentemente um dos mais influentes pensadores de negócios do mundo pelo The Wall Street Journal, Gary Hamel ficou conhecido após seu livro "Competindo Pelo Futuro" – escrito com C.K. Prahalad – e "Liderando a Revolução", ambos best-sellers globais.

Na ExpoManagement, o guru revelou que as empresas mais competitivas são aquelas que buscam adaptar e inovar em seus modelos de gestão. De acordo com pesquisas realizadas pelo professor, as inovações na gestão em áreas como motivação, organização, planejamento, delegação e avaliação, produzem vantagens mais duradouras.

Entre as organizações citadas por Gary Hamel que procuraram fazer isso em suas diretrizes estão a Google, Apple e a Gore. Para ele, o modelo mais livre no trabalho e um ambiente engajador ajudam essas empresas terem sucesso em seus segmentos.

"É preciso inspirar as pessoas todos os dias para que elas se doem ao máximo no trabalho. Temos que tirar a politicagem da empresa e trabalhar mais em comunidade e menos em hierarquias", destaca Gary Hamel.

A Google é uma empresa em busca de um modo de criar uma vantagem evolutiva. No caso da Gore, por exemplo, o nível de hierarquia é pequeno e, ainda assim, descido entre os próprios colaboradores. Outro caso que segue esse modelo mais aberto e inovador de gestão é na a plataforma do software livre. O software mostrou a criação de uma nova filosofia de gestão, onde não há uma organização hierárquica.

Veja alguns tópicos abordados em sua palestra:

- A inovação está sempre focada no problema. E as soluções mais poderosas surgem quando os problemas estão claramente definidos.

- É preciso estar disposto e ser ousado. Não se pode copiar modelos já existentes. Deve-se acreditar e aproveitar as idéias e a criatividade que surgem na própria organização.

- Pense de forma estratégica descentralizada. A ideia é usar um formato de descentralização das estratégias nas tomadas de decisão. Assim, a empresa terá um leque mais amplo para buscar as melhores soluções.

- Aprender com o futuro. Busque aprender com novas ferramentas e aquelas que estão sempre se transformando. A internet, por exemplo, pode auxiliar sobre o melhor contorno no futuro da gestão de uma organização.

Gary Hamel
Foi descrito como "o supremo expert da estratégia em todo o mundo" pela The Economist e como o "maior expert em estratégia de negócios da atualidade" segundo a revista Fortune. Seus conceitos revolucionários transformaram as estratégias das empresas e as práticas de gestão em todo o mundo. Sua última obra, O futuro da administração, foi selecionada pela Amazon.com como o melhor livro de negócios do ano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário