Por André Junior
Este artigo tem o intuito de compartilhar conhecimento e também algumas de minhas experiências com a utilização, implantação e manutenção da Filosofia Lean. Espero que todos possam entender a mensagem e obter os benefícios desta cultura. O Mapeamento de Fluxo de Valor é um artefato utilizado para mapear e projetar utilizando diagramas simples para demonstrar todas as etapas dos fluxos de materiais e informações.
O objetivo do Mapeamento de Fluxo de Valor é percorrer por completo toda a cadeia de valor eliminando etapas e desperdícios desnecessários e assim aumentando produtividade, reduzindo custos e buscando a perfeição da Melhoria Continua em uma Jornada de implementação da Cultura Lean.
Mapear um processo nos ajuda a enxergarmos a cadeia de valor como um todo, permite identificar pontos críticos e auxilia na definição de indicadores de desempenho para cada processo.
O Mapeamento de Fluxo de Valor facilita o entendimento e a separação do que não agrega valor, o que não agrega valor mas é necessário e o que agrega valor:
Agrega Valor e é necessário: São atividades que ocorrem quando existe transformação de produtos ou serviços da empresa.
Exemplos que agregam valor e consomem recursos transformando produtos ou serviços “Cliente Paga”: Produtos sendo transformados, manipulados, soldados, montados, embalados, etc.
Não agrega Valor e é necessário: São as atividades importantes para o funcionamento da empresa, porém não ocorre transformação.
Exemplos que não agregam valor, mas são necessários “Devem ser minimizados”: Troca de ferramentas, limpeza de salas, liberações de linhas, etc.
Não Agrega Valor: São as atividades desnecessárias e que não ocorre transformação.
Exemplos que não agregam valor e consomem recursos mas não transformam produtos e serviços “Devem ser eliminados”: Retrabalho, movimentação e transportes desnecessários, superprodução, estoques, esperas, falhas de comunicação, excesso de burocracia, etc...
Os passos do Mapeamento de Fluxo de Valor:
Selecionar uma família de produtos: Iniciar o mapeamento em uma “família de produtos” que é considerado quando um grupo de produtos passa por etapas de processos e equipamentos iguais ou similares.
Após identificar a família de produtos é necessário coletar dados sobre demanda do cliente, frequência e variação na demanda dentro desta família de produtos.
Desenhar o estado atual: Entender claramente todas as etapas e informações e como elas ocorrem na família de produtos selecionada.
O mapeamento deve ocorrer primeiramente dentro da empresa de porta a porta com uma rápida caminhada ao gemba iniciando contra fluxo (expedição para recebimento).
Utilizar ícones padrão, lápis e post-it para desenhar o mapeamento do fluxo atual dos processos e informações. A coleta de fatos devem ocorrer no gemba e sempre usar os dados reais dos processos e não utilizar os tempos padrões.
O mapeamento do fluxo atual é a base para o desenvolvimento do Mapa do Estado Futuro, para isso é importante entender e ouvir os colaboradores que constroem seus produtos.
Desenhar o estado futuro: Projetar um novo fluxo de materiais e informações de forma orientada ao cliente aplicando os artefatos lean para tornar o fluxo de valor enxuto.
O Mapa de Fluxo de Valor Futuro é o que se deseja alcançar através da eliminação de atividades que não agregam valor que podem ser alcançadas através dos itens abaixo:
Fluxo Continuo: Desenvolver fluxo continuo nos processos que for possível dentro de toda a cadeia de valor.
Takt Time: Sincronizar o ritmo da produção para acompanhar o ritmo de vendas.
Sistema Puxado: Criar supermercados para controlar a produção onde o fluxo continuo não se estende aos processos fluxo acima.
Processo Puxador: Definir o processo puxador para enviar a programação do cliente em apenas um processo da produção.
Nivelamento/Heijunka: Nivele a produção de diferentes produtos com o decorrer do tempo.
7 desperdícios: Excesso de Produção, Tempo de Espera, Excesso de Processamento, Estoque, Movimentação, Transporte e Retrabalho.
Algumas perguntas para se pensar e responder antes de projetar o Mapeamento do Estado Futuro:
Qual o takt time do cliente?
Produzir para a expedição ou para supermercado?
Onde se deve usar o supermercado?
Onde usar Fluxo Continuo?
Qual processo será o puxador?
Como nivelar o mix de produtos no processo puxador?
Implementação: Colocar em pratica o que foi projetado para atingir os benefícios do mapeamento do estado futuro e podemos utilizar o pensamento A3 para contribuir de forma significativa no desenvolvimento do mapeamento dos processos e na implementação das melhorias para alcançar os resultados esperados.
Sempre que realizarmos um mapeamento no gemba, devemos abordar as pessoas com muito respeito, pois o mapeamento é uma tarefa árdua e frequentemente as fontes dos desperdícios são expostas e as pessoas precisam sair da zona de conforto sem que se sintam ameaçadas.
Os maiores benefícios com o mapeamento é o aumento da competitividade, melhor ambiente de trabalho, maior confiança entre gestores e colaboradores e aumenta significativamente o senso de servir ao cliente.
Peço por gentileza que deixem seus comentários e feedbacks construtivos, para que eu possa melhorar nos próximos.
Obrigado, caso queiram entrar em contato, estarei à disposição,
Atenciosamente,
André Junior
Apoio:
Engenheiro de Melhoria Continua Ricardo Tessari
Para auxiliar elaboração do estado atual e futuro recomendo a leitura e a consulta sempre que necessário deste livro:
Artigo originalmente publicado em https://www.linkedin.com/pulse/mfv-como-projetar-um-fluxo-de-valor-enxuto-andr%C3%A9-junior
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